Resumo:
Atualmente é observado um cenário amplamente competitivo no mundo corporativo. Há um crescimento acelerado na tecnologia, e maior oferta de produtos e serviços que se adequam às expectativas dos clientes, o que torna o momento extremamente desafiador. Para isso a logística se destaca pela sua função estratégica para a organização, permite através da sua visão integrada e sistêmica maior otimização dos processos. O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre os conhecimentos teóricos da logística, destacando a mesma como um diferencial competitivo nas organizações. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as estratégias de diferenciação dos serviços logísticos utilizados pela empresa Atacadão Rio do Peixe. Para o alcance deste objetivo foi necessário: verificar na literatura estudada a importância da logística como área estratégica de negócios, identificar a partir das estratégias de diferenciação de Mintzberg (2007) aquelas que mais se sobressaem na empresa estudada, e investigar as estratégias logísticas utilizadas pela empresa para o alcance da vantagem competitiva. A pesquisa foi realizada em uma abordagem quantitativa de caráter exploratório e descritivo. A coleta dos dados foi feita com 15 funcionários do setor administrativo da logística. Através dos dados levantados, chegou-se à conclusão que as Estratégias de Diferenciação utilizadas na empresa, em sua maioria, são boas, porém características vistas na Diferenciação por Design e Diferenciação por Qualidade deixam a desejar. Ajustes são necessários para aumentar os níveis de ambas as estratégias, como: Implementar serviços inovadores e investir continuamente na capacitação do quadro de funcionários da empresa.
Descrição:
AQUINO, R. P. de. A logística como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa Atacadão do Rio do Peixe na cidade de Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]