UEPB - Repositório Digital

A logística como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa Atacadão do Rio do Peixe na cidade de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aquino, Raphael Pereira de
dc.date.accessioned 2016-08-23T16:33:57Z
dc.date.available 2016-08-23T16:33:57Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 658.78
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11192
dc.description AQUINO, R. P. de. A logística como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa Atacadão do Rio do Peixe na cidade de Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Atualmente é observado um cenário amplamente competitivo no mundo corporativo. Há um crescimento acelerado na tecnologia, e maior oferta de produtos e serviços que se adequam às expectativas dos clientes, o que torna o momento extremamente desafiador. Para isso a logística se destaca pela sua função estratégica para a organização, permite através da sua visão integrada e sistêmica maior otimização dos processos. O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre os conhecimentos teóricos da logística, destacando a mesma como um diferencial competitivo nas organizações. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as estratégias de diferenciação dos serviços logísticos utilizados pela empresa Atacadão Rio do Peixe. Para o alcance deste objetivo foi necessário: verificar na literatura estudada a importância da logística como área estratégica de negócios, identificar a partir das estratégias de diferenciação de Mintzberg (2007) aquelas que mais se sobressaem na empresa estudada, e investigar as estratégias logísticas utilizadas pela empresa para o alcance da vantagem competitiva. A pesquisa foi realizada em uma abordagem quantitativa de caráter exploratório e descritivo. A coleta dos dados foi feita com 15 funcionários do setor administrativo da logística. Através dos dados levantados, chegou-se à conclusão que as Estratégias de Diferenciação utilizadas na empresa, em sua maioria, são boas, porém características vistas na Diferenciação por Design e Diferenciação por Qualidade deixam a desejar. Ajustes são necessários para aumentar os níveis de ambas as estratégias, como: Implementar serviços inovadores e investir continuamente na capacitação do quadro de funcionários da empresa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Débora Barbosa Guedes de Oliveira Vilaça pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Logística pt_BR
dc.subject Diferencial competitivo pt_BR
dc.subject Competitividade empresarial pt_BR
dc.subject Estratégia de diferenciação pt_BR
dc.title A logística como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa Atacadão do Rio do Peixe na cidade de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta