dc.contributor.author |
Aquino, Raphael Pereira de |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-23T16:33:57Z |
|
dc.date.available |
2016-08-23T16:33:57Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.78 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11192 |
|
dc.description |
AQUINO, R. P. de. A logística como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa Atacadão do Rio do Peixe na cidade de Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atualmente é observado um cenário amplamente competitivo no mundo corporativo. Há um crescimento acelerado na tecnologia, e maior oferta de produtos e serviços que se adequam às expectativas dos clientes, o que torna o momento extremamente desafiador. Para isso a logística se destaca pela sua função estratégica para a organização, permite através da sua visão integrada e sistêmica maior otimização dos processos. O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre os conhecimentos teóricos da logística, destacando a mesma como um diferencial competitivo nas organizações. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as estratégias de diferenciação dos serviços logísticos utilizados pela empresa Atacadão Rio do Peixe. Para o alcance deste objetivo foi necessário: verificar na literatura estudada a importância da logística como área estratégica de negócios, identificar a partir das estratégias de diferenciação de Mintzberg (2007) aquelas que mais se sobressaem na empresa estudada, e investigar as estratégias logísticas utilizadas pela empresa para o alcance da vantagem competitiva. A pesquisa foi realizada em uma abordagem quantitativa de caráter exploratório e descritivo. A coleta dos dados foi feita com 15 funcionários do setor administrativo da logística. Através dos dados levantados, chegou-se à conclusão que as Estratégias de Diferenciação utilizadas na empresa, em sua maioria, são boas, porém características vistas na Diferenciação por Design e Diferenciação por Qualidade deixam a desejar. Ajustes são necessários para aumentar os níveis de ambas as estratégias, como: Implementar serviços inovadores e investir continuamente na capacitação do quadro de funcionários da empresa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Débora Barbosa Guedes de Oliveira Vilaça |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Logística |
pt_BR |
dc.subject |
Diferencial competitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade empresarial |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de diferenciação |
pt_BR |
dc.title |
A logística como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa Atacadão do Rio do Peixe na cidade de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |