Resumo:
Este trabalho defende a importância de atividades de leitura e escrita nas aulas de
Matemática, rompendo com os pontos de vista de muitos profissionais ligados ao ensino
de Matemática que pensam ser isto de responsabilidade apenas dos professores de
Língua Portuguesa. Propõe isto considerando a existência de alguns tipos de textos que
podem ser utilizados em aulas de Matemática, cada qual com uma especificidade
relacionada à Matemática (textos de Matemática, textos de outros contextos e textos que
mobilizam o conhecimento Matemático), sabendo que todos eles envolvem, em alguma
medida, a linguagem matemática. Buscou-se também apresentar algumas reflexões
sobre a linguagem matemática, como: algumas ideias sobre o conceito de linguagem, a
relação entre linguagem materna e linguagem matemática e, a importância dos
processos comunicativos. Esta investigação pode ser classificada como pesquisa-ação,
tendo sido realizada entre março e junho de 2013 em uma biblioteca municipal da
cidade de Camalaú, PB. Como questão norteadora, elaboramos: Como a leitura e a
escrita podem contribuir para melhorar relação entre os alunos e a Matemática? Assim,
visamos identificar possíveis relações entre os alunos e a Matemática a partir da leitura
e escrita desenvolvida na disciplina. Como procedimento metodológico, propomos a
leitura de um livro, O diabo dos números, sendo que aos alunos foi facultada a escolha
de um capítulo dele. A partir desta escolha, compuseram um portfólio por suas
produções, envolvendo reflexões sobre números, sistemas de numeração, leitura e
escrita em aulas de Matemática. Como um dos principais resultados desta pesquisa,
percebemos que os alunos se interessaram mais por História da Matemática e por
leitura, sabendo que isto pode contribuir para a aprendizagem da Matemática.
Descrição:
QUEIROZ, F. F. S. Possibilidades de leitura e escrita nas aulas de matemática: o diabo dos números. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.