Resumo:
O turismo voltado para terceira idade tem grandes expectativas de crescimento observando-se as projeções do aumento da longevidade da população segundo órgãos de pesquisa. O objetivo deste trabalho é investigar se as agências de turismo da cidade utilizam estratégias específicas para atrair consumidores da terceira idade. A metodologia empregada na pesquisa tem caráter exploratório e descritivo. Para tanto, a abordagem qualitativa foi adotada e o meio de investigação utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Para a coleta de dados, foram entrevistados os gestores de 4 agências de turismo da cidade de Campina Grande. Constatou-se que este público viaja com regularidade para itinerários semelhantes se observado o cunho religioso demonstrado na pesquisa. Com relação à renda, idosos em situação financeira estabilizada são preferencialmente os usuários das agências. A conclusão é que a demanda foi considerada baixa, o que faz com que as empresas não apostem em estratégias próprias para os idosos, além dos preços praticados.
Descrição:
SILVA, J. F. L. da. Turismo na terceira idade: percepção sobre as agências de viagens da cidade de Campina Grande - PB. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]