Resumo:
Este artigo se dedica a apresentar os pressupostos acerca da Análise Dialógica do Discurso,
subsidiando-se dos aportes teóricos advindos de Almeida (2013); Bakhtin (2011; 2009; 2008);
Fiorin (2006); dentre outros. Constituem-se objetivos da pesquisa: investigar as contribuições
de Bakhtin para o ensino contemporâneo de Língua Portuguesa ; identificar as concepções de
linguagem, leitura e escrita nos documentos oficiais parametrizadores do ensino de língua, a
saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares
Nacionais do Ensino Médio (2000) e; mostrar a relevância dos estudos da Análise Dialógica
do Discurso para a formação de sujeitos conscientes de suas práticas dentro e fora do âmbito
escolar. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que o pensamento bakhtiniano é
essencial para a compreensão da língua e de suas relações dialógicas e este pensamento
verificamos nos fragmentos analisados dos documentos oficiais. Nesse sentido, entendemos
que a relação da Análise Dialógica do Discurso e do ensino de língua se justifica pela ação
contributiva de entender as questões relacionadas à aprendizagem da língua como cada vez
mais sociais, interativas e dinâmicas.
Descrição:
AZEVÊDO, P. A. Língua e interação: contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de língua portuguesa. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.