Resumo:
A qualidade de vida no trabalho está em plena evidência, pois se tornou
imprescindível para os gestores não se deterem apenas em buscar resultados, mas
que considerem que a organização deve proporcionar relações de trabalho mais
justas e valorizar o trabalhador. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a
qualidade de vida no trabalho, na percepção dos servidores da Gerência Executiva
do INSS em Campina Grande. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa foi
classificada como exploratória e descritiva, bibliográfica, de campo e de estudo de
caso. O universo da pesquisa compreendeu 80 servidores, e a amostra foi
constituída por 40 colaboradores que correspondeu a 50% do universo considerado.
O instrumento para realização do estudo foi um questionário estruturado, baseado
no modelo de Walton (1973), composto de 20 questões fechadas e 01 aberta. Foi
realizada uma análise quanti-qualitativa. Para interpretação dos dados foi adotada a
estatística descritiva. Conclui-se através dos resultados apresentados que apesar da
predominância dos resultados satisfatórios, cabe à organização não negligenciar
seus esforços pra melhorar a qualidade de vida no trabalho, principalmente nos
fatores que apresentaram um maior grau de insatisfação.
Descrição:
ARAÚJO, D. G. de. Uma análise da qualidade de vida no trabalho na
percepção dos servidores da gerência executiva do INSS em
Campina Grande - PB. 2010. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.