UEPB - Repositório Digital

Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Guimarães, Maria Zilda Araújo
dc.date.accessioned 2016-09-02T20:40:45Z
dc.date.available 2016-09-02T20:40:45Z
dc.date.issued 2016-06-09
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11284
dc.description GUIMARÃES, M. Z. A. Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo central analisar a utilização dos jogos como um recurso pedagógico nas aulas de Matemática através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado a Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba na cidade de Monteiro-PB. Este programa é desenvolvido com alunos da graduação com o objetivo de fortalecer a formação inicial docente, através da inserção dos futuros professores nas escolas públicas conveniadas para o desenvolvimento de atividades de intervenção que possam contribuir para melhorar o ensino nas escolas públicas do País. Em junho de 2012 fui selecionada para participar do PIBID – Matemática como bolsistas de iniciação a docência. Por 3 (três) semestres seguidos desenvolvi sob a orientação do Prof. José Luiz Cavalcante intervenções que culminaram com a criação de um clube de Matemática, realização de oficinas, além das aulas expositivas, todas com aplicação de jogos matemáticos relacionados aos conteúdos estudados. A partir dessa experiência passamos a nos questionar qual o papel da utilização dos jogos como recurso pedagógico nestas intervenções. Para responder a essa indagação passamos a sistematizar algumas das atividades desenvolvidas na Escola Estadual João de Oliveira Chaves, com alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino Fundamental no ano de 2013. Através da pesquisa documental como metodologia e análise de relatos nos diários de bordo e relatórios institucionais construímos um corpus de investigação de nossa pesquisa. As experiências relatadas apontam que houve uma participação efetiva por parte dos alunos com a implementação dos jogos, além de nos propiciar experiências e conhecimentos importantes para nossa formação acadêmica como futuro docente. pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID (Campus VI) pt_BR
dc.subject Jogos na matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores de Matemática pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta