Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo central analisar a utilização dos jogos como um
recurso pedagógico nas aulas de Matemática através do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência – PIBID, vinculado a Licenciatura em Matemática do Campus VI da
Universidade Estadual da Paraíba na cidade de Monteiro-PB. Este programa é desenvolvido
com alunos da graduação com o objetivo de fortalecer a formação inicial docente, através da
inserção dos futuros professores nas escolas públicas conveniadas para o desenvolvimento de
atividades de intervenção que possam contribuir para melhorar o ensino nas escolas públicas
do País. Em junho de 2012 fui selecionada para participar do PIBID – Matemática como
bolsistas de iniciação a docência. Por 3 (três) semestres seguidos desenvolvi sob a orientação
do Prof. José Luiz Cavalcante intervenções que culminaram com a criação de um clube de
Matemática, realização de oficinas, além das aulas expositivas, todas com aplicação de jogos
matemáticos relacionados aos conteúdos estudados. A partir dessa experiência passamos a nos
questionar qual o papel da utilização dos jogos como recurso pedagógico nestas intervenções.
Para responder a essa indagação passamos a sistematizar algumas das atividades
desenvolvidas na Escola Estadual João de Oliveira Chaves, com alunos do 7º, 8º e 9º ano do
ensino Fundamental no ano de 2013. Através da pesquisa documental como metodologia e
análise de relatos nos diários de bordo e relatórios institucionais construímos um corpus de
investigação de nossa pesquisa. As experiências relatadas apontam que houve uma
participação efetiva por parte dos alunos com a implementação dos jogos, além de nos
propiciar experiências e conhecimentos importantes para nossa formação acadêmica como
futuro docente.
Descrição:
GUIMARÃES, M. Z. A. Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.