Resumo:
A pesquisa que apresentamos se insere no cenário atual de debates na área de Educação em
Ciências e está relacionada às ideias existentes sobre as possibilidades de utilização da
História e Filosofia das Ciências (HFC) como ferramenta auxiliar no processo de ensino. Esse
trabalho tem como finalidade inicial apresentar brevemente a epistemologia de Thomas Kuhn,
discutindo conceitos interessantes de sua teoria apresentada no livro: A estrutura das
revoluções científicas. Nesse trabalho discutimos sobre paradigma, ciência normal,
anomalias e crises e revolução científica bem como sobre algumas implicações de suas ideias
para o ensino de Ciências. Apresentamos também uma proposta de atividade que pode ser
desenvolvida em sala de aula como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino.
Descrição:
SOARES, J. M. S. As contribuições da epistemologia de Thomas Kuhn para o estudo de episódios históricos e suas repercussões no ensino de física. 2016. 40f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.