Resumo:
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um importante estudo para propiciar a melhor condição
laboral para os colaboradores, ela surge, portanto para analisar e corrigir situações desgastantes aos
trabalhadores. O ser humano encontra no trabalho sua aceitação social e sua identidade, sendo esta,
portanto crucial em sua vida. Diante disso alguns estudiosos desenvolveram modelos como Nadler e
Lawer (1983) mostrando sua importância e evolução do mesmo; Hackman e Oldhan (1975) na análise
psicológica dos funcionários e seus resultados pessoais e profissionais; e o modelo de Walton (1973)
adotado por este artigo que é dividido em oito fatores que são: compensação justa e adequada,
condições de segurança e saúde no trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades,
oportunidades de crescimento contínuo e segurança, integração social na organização, garantias
constitucionais, trabalho e espaço total de vida, relevância social da vida no trabalho confirmando a
relevância na saúde e bem estar dos funcionários para o progresso da empresa. O objetivo geral desse
trabalho consiste em analisar a qualidade de vida dos funcionários do Banco do Brasil na cidade de
Campina Grande. O bancário, funcionário de empresa pública ou privada muitas vezes se encontra
diante de uma série de responsabilidades, normas e condições que lhes causam fadiga, desmotivação e
stress. Nesse estudo foi aplicado no setor escolhido um questionário que abordam as dimensões de
Walton e de acordo com a pesquisa pode-se constatar que o setor apresenta um bom nível de qualidade
de vida, porém fazem-se necessários reajustes salariais dentro da empresa de acordo com a categoria e
uma análise da jornada de trabalho e os períodos de descanso dos trabalhadores.
Descrição:
FERNANDES, S. P. Análise da qualidade de vida dos funcionários do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]