Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), pretende realizar uma discussão sobre o papel do
educador no combate à droga na Escola Estadual Prof. Raul Córdula de Campina Grande/PB, de
maneira a entender como a referida Escola pauta e insere a drogadição, visto a necessária
participação da Escola, do Professor e da família enquanto potenciais orientadores à prevenção e
enfrentamento dessa problemática no espaço Escolar. A referida análise envolve as sociabilidades
em sala de aula, de modo a entender esse espaço como vivência de múltiplas dimensões. A escolha
por essa Escola, situada no Bairro do Cruzeiro, em Campina Grande – PB, norteou nosso olhar, com
a perspectiva de conhecer e entender de que maneira a Escola trabalha com seus alunos o combate
do uso das drogas. Como Metodologia, o presente Artigo recorreu ao Estudo de Caso e abordagem
qualitativa, utilizando a técnica da entrevista, a observação participante e, ainda, o uso da imagem
como ferramentas e, por último, a pesquisa documental. Assim, o Estudo de Caso nos levou ao
trabalho de observação, descrição e análise do cotidiano escolar.
Descrição:
FÉLIX, A. P. da S. Um diálogo por ser construído: a problemática das drogas na Escola Estadual Prof. Raul Córdula (Campina Grande - PB). 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.