Resumo:
A internet apresenta inúmeras possibilidades de estudo acerca das práticas de leitura na
contemporaneidade. O presente trabalho pretende analisar e discutir a popularização dos
textos literários nas redes sociais, contrapondo-as ao viés tradicional da crítica literária,
levando em consideração as mudanças quanto aos hábitos de leitura e as diversas
possibilidades de construção do hipertexto encontradas no ciberespaço. Para tal, partir-se-á do
pressuposto de que essas mudanças são capazes de intervir no processo de produção de textos
literários e nos hábitos de leitura da sociedade. Para fundamentar esse trabalho, foram
utilizados como fundamentação teórica os estudos de Chartier (1994, 1998, 1999, 2001,
2002), Lévy (1997), Darnton (2010), Spalding (2011), entre outros. Para análise, através de
uma pesquisa descritiva, analisamos as características e o posicionamento dos leitores e dos
escritores quanto à popularização desses textos e a realidade desse suporte virtual.
Descrição:
BARBOSA, H. S. de M. A popularização da literatura nas redes sociais. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.