Resumo:
A leitura literária entre os seus diversos fins inclui a reflexão e discussão do nosso dia a dia,
mas, ultimamente, nas práticas escolares, os gêneros literários têm sido ferramentas para
estudar a língua ou para preparar os alunos para o ENEM, embora os documentos oficiais e,
em particular os PCN (1999), afirmem a importância de textos literários para discutir temas
transversais. Considerando isso, é necessário repensar as práticas de leitura que envolva o uso
de estratégias de letramento literário com temas pertencentes ao mundo do aluno, na maioria
dos casos são silenciados nas escolas porque são considerados polêmicos. Esta pesquisa tem
como objetivo promover, a partir de aulas com os alunos do ensino fundamental, as
estratégias de letramento para discutir a questão dos problemas familiares a través de
narrativas literárias. Para este propósito guiamo-nos nas teorias de letramento literário de
Cosson (2009) e Soares (2006) e de Marin (2003) e Kñallinsky (2000) para lidar com
problemas familiares e como enfrentá-los na escola, entre outros estudiosos e teóricos. Esta
pesquisa é o resultado da leitura de estudos acadêmicos que apontam para a dificuldade que
os professores encontram em discutir esse tipo de tema em sala de aula, fato este, que pode
favorecer uma maior disposição pelo aluno uma vez que ele sabe como lidar com os seus
problemas em casa, além de torná-lo um leitor literário.
Descrição:
NEVES, L. E. G. Leer el mundo familiar: estrategias de letramento literário a partir de narrativas literárias. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.