UEPB - Repositório Digital

Leer el mundo familiar: estrategias de letramento literário a partir de narrativas literárias

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neves, Layza Elaymme Guimarães
dc.date.accessioned 2016-11-11T12:06:36Z
dc.date.available 2016-11-11T12:06:36Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11784
dc.description NEVES, L. E. G. Leer el mundo familiar: estrategias de letramento literário a partir de narrativas literárias. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A leitura literária entre os seus diversos fins inclui a reflexão e discussão do nosso dia a dia, mas, ultimamente, nas práticas escolares, os gêneros literários têm sido ferramentas para estudar a língua ou para preparar os alunos para o ENEM, embora os documentos oficiais e, em particular os PCN (1999), afirmem a importância de textos literários para discutir temas transversais. Considerando isso, é necessário repensar as práticas de leitura que envolva o uso de estratégias de letramento literário com temas pertencentes ao mundo do aluno, na maioria dos casos são silenciados nas escolas porque são considerados polêmicos. Esta pesquisa tem como objetivo promover, a partir de aulas com os alunos do ensino fundamental, as estratégias de letramento para discutir a questão dos problemas familiares a través de narrativas literárias. Para este propósito guiamo-nos nas teorias de letramento literário de Cosson (2009) e Soares (2006) e de Marin (2003) e Kñallinsky (2000) para lidar com problemas familiares e como enfrentá-los na escola, entre outros estudiosos e teóricos. Esta pesquisa é o resultado da leitura de estudos acadêmicos que apontam para a dificuldade que os professores encontram em discutir esse tipo de tema em sala de aula, fato este, que pode favorecer uma maior disposição pelo aluno uma vez que ele sabe como lidar com os seus problemas em casa, além de torná-lo um leitor literário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Júlio César Vasconcelos Viana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Narrativas literárias pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Familia pt_BR
dc.title Leer el mundo familiar: estrategias de letramento literário a partir de narrativas literárias pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta