Resumo:
Este trabalho monográfico se propõe a analisar como o cinema de animação tem sido
utilizado para a colonização infantil pelas marcas, introduzida pelo mercado e seus agentes na
mente das crianças contemporâneas, mediante apresentação de imagens que despertam o
desejo, desenvolvendo uma cultura do consumo infantil de forma distinta às experienciadas
pela geração precedente. Para entender como acontece esse processo de colonização, temos
como objetivo geral analisar como os filmes de animação influenciam o consumismo na
formação das crianças contemporâneas. Os objetivos deste estudo buscam primeiro, descrever
sobre como as mudanças de hábitos ocorridas ao longo do tempo, contribuíram para a
formação das crianças consumistas de hoje, segundo, abordar a relação cinema e consumo
pelo merchandising de marcas relacionadas com os personagens animados, e o terceiro,
estabelecer uma relação entre cinema e consumo infantil na perspectiva de uma pedagogia
cultural. Nosso referencial teórico é composto pelo conceito de sociedade de consumo
(BAUMAN, 2007), colonização da infância (STEINBERG e KINCHELOE, 2001) e cultura
na pós-modernidade e identidade cultural (HALL, 1997). O cinema de animação articulado
com o merchandising tem desenvolvido o desejo de consumo nas crianças e estas buscam
satisfazê-lo pela aquisição dos mais diversos produtos através do poder de compra dos seus
pais. Não podendo evitar essa experiência de infância contemporânea, acreditamos que a
representação da realidade apresentada nos filmes de animação deve ser estudada e trabalhada
pedagogicamente, para ajudar as crianças contemporâneas a ter outro olhar sobre o consumo.
Descrição:
NASCIMENTO, E. M. do. Cultura do consumo infantil: a colonização da infância pelas marcas que veiculam personagens oriundas dos filmes de animação. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.