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Cultura do consumo infantil: a colonização da infância pelas marcas que veiculam personagens oriundas dos filmes de animação

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dc.contributor.author Nascimento, Emanuela Mendes do
dc.date.accessioned 2016-11-11T12:11:35Z
dc.date.available 2016-11-11T12:11:35Z
dc.date.issued 2016-10-25
dc.identifier.other CDD 658.834 8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11786
dc.description NASCIMENTO, E. M. do. Cultura do consumo infantil: a colonização da infância pelas marcas que veiculam personagens oriundas dos filmes de animação. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico se propõe a analisar como o cinema de animação tem sido utilizado para a colonização infantil pelas marcas, introduzida pelo mercado e seus agentes na mente das crianças contemporâneas, mediante apresentação de imagens que despertam o desejo, desenvolvendo uma cultura do consumo infantil de forma distinta às experienciadas pela geração precedente. Para entender como acontece esse processo de colonização, temos como objetivo geral analisar como os filmes de animação influenciam o consumismo na formação das crianças contemporâneas. Os objetivos deste estudo buscam primeiro, descrever sobre como as mudanças de hábitos ocorridas ao longo do tempo, contribuíram para a formação das crianças consumistas de hoje, segundo, abordar a relação cinema e consumo pelo merchandising de marcas relacionadas com os personagens animados, e o terceiro, estabelecer uma relação entre cinema e consumo infantil na perspectiva de uma pedagogia cultural. Nosso referencial teórico é composto pelo conceito de sociedade de consumo (BAUMAN, 2007), colonização da infância (STEINBERG e KINCHELOE, 2001) e cultura na pós-modernidade e identidade cultural (HALL, 1997). O cinema de animação articulado com o merchandising tem desenvolvido o desejo de consumo nas crianças e estas buscam satisfazê-lo pela aquisição dos mais diversos produtos através do poder de compra dos seus pais. Não podendo evitar essa experiência de infância contemporânea, acreditamos que a representação da realidade apresentada nos filmes de animação deve ser estudada e trabalhada pedagogicamente, para ajudar as crianças contemporâneas a ter outro olhar sobre o consumo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Senyra Martins Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura do consumo pt_BR
dc.subject Consumo infantil pt_BR
dc.subject Cinema de animação pt_BR
dc.subject Merchandising pt_BR
dc.title Cultura do consumo infantil: a colonização da infância pelas marcas que veiculam personagens oriundas dos filmes de animação pt_BR
dc.type Other pt_BR


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