UEPB - Repositório Digital

Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Roberto, Eunice da Silva
dc.date.accessioned 2016-11-11T12:12:10Z
dc.date.available 2016-11-11T12:12:10Z
dc.date.issued 2016-10-20
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11787
dc.description ROBERTO, E. da S. Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon, tem por objetivo discutir a afetividade na visão de Wallon, bem como, fazer uso do pensamento de teóricos como Jean Piaget e Vygotsky, os quais desenvolveram teorias relacionadas à afetividade. As questões relacionadas ao afeto no desenvolvimento do indivíduo, onde a reflexão sobre a afetividade torna-se um tema importante para o pesquisador do desenvolvimento humano busca mostrar a importância da visão de Wallon na prática do ensino em sala de aula. O trabalho apresenta fases do desenvolvimento cognitivo, onde enfatiza que o orgânico e o meio são fatores relevantes e determinantes para a evolução cognitiva da criança. Quanto à metodologia, é qualitativa BOGDAN; BIKLEN (1994), do tipo Estudo de Caso, TRIVIÑOS (1987). Participantes da pesquisa: 3 (três) professoras que lecionam na Educação Infantil. Para a coleta de dados utilizamos o questionário, MARCONI; LAKATOS (2003). A análise dos questionários demonstra que a teoria do teórico Wallon, faz moldar o indivíduo preparando-o para ser inserido em sociedade onde a práxis é buscada fazendo um elo entre a ciência como prática produtora de conhecimentos. Enfim, o trabalho proporcionou o conhecimento acerca da relevância de se ter e manter uma boa relação entre professor-aluno em sala de aula para que haja um melhor rendimento de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Célia de Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Henri Wallon pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta