dc.contributor.author |
Roberto, Eunice da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-11T12:12:10Z |
|
dc.date.available |
2016-11-11T12:12:10Z |
|
dc.date.issued |
2016-10-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.102 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11787 |
|
dc.description |
ROBERTO, E. da S. Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho intitulado Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino
aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon, tem por objetivo discutir a afetividade na
visão de Wallon, bem como, fazer uso do pensamento de teóricos como Jean Piaget e
Vygotsky, os quais desenvolveram teorias relacionadas à afetividade. As questões
relacionadas ao afeto no desenvolvimento do indivíduo, onde a reflexão sobre a afetividade
torna-se um tema importante para o pesquisador do desenvolvimento humano busca mostrar a
importância da visão de Wallon na prática do ensino em sala de aula. O trabalho apresenta
fases do desenvolvimento cognitivo, onde enfatiza que o orgânico e o meio são fatores
relevantes e determinantes para a evolução cognitiva da criança. Quanto à metodologia, é
qualitativa BOGDAN; BIKLEN (1994), do tipo Estudo de Caso, TRIVIÑOS (1987).
Participantes da pesquisa: 3 (três) professoras que lecionam na Educação Infantil. Para a
coleta de dados utilizamos o questionário, MARCONI; LAKATOS (2003). A análise dos
questionários demonstra que a teoria do teórico Wallon, faz moldar o indivíduo preparando-o
para ser inserido em sociedade onde a práxis é buscada fazendo um elo entre a ciência como
prática produtora de conhecimentos. Enfim, o trabalho proporcionou o conhecimento acerca
da relevância de se ter e manter uma boa relação entre professor-aluno em sala de aula para
que haja um melhor rendimento de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Célia de Assis |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Henri Wallon |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.title |
Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |