Resumo:
O presente trabalho intitulado Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino
aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon, tem por objetivo discutir a afetividade na
visão de Wallon, bem como, fazer uso do pensamento de teóricos como Jean Piaget e
Vygotsky, os quais desenvolveram teorias relacionadas à afetividade. As questões
relacionadas ao afeto no desenvolvimento do indivíduo, onde a reflexão sobre a afetividade
torna-se um tema importante para o pesquisador do desenvolvimento humano busca mostrar a
importância da visão de Wallon na prática do ensino em sala de aula. O trabalho apresenta
fases do desenvolvimento cognitivo, onde enfatiza que o orgânico e o meio são fatores
relevantes e determinantes para a evolução cognitiva da criança. Quanto à metodologia, é
qualitativa BOGDAN; BIKLEN (1994), do tipo Estudo de Caso, TRIVIÑOS (1987).
Participantes da pesquisa: 3 (três) professoras que lecionam na Educação Infantil. Para a
coleta de dados utilizamos o questionário, MARCONI; LAKATOS (2003). A análise dos
questionários demonstra que a teoria do teórico Wallon, faz moldar o indivíduo preparando-o
para ser inserido em sociedade onde a práxis é buscada fazendo um elo entre a ciência como
prática produtora de conhecimentos. Enfim, o trabalho proporcionou o conhecimento acerca
da relevância de se ter e manter uma boa relação entre professor-aluno em sala de aula para
que haja um melhor rendimento de aprendizagem.
Descrição:
ROBERTO, E. da S. Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.