Resumo:
As identidades de gênero não são ofertadas pelo sexo biológico, mas constituem-se em uma
construção sócio-cultural que pode iniciar-se a partir da socialização primária dos indivíduos.
Partindo dessa premissa, podemos observar que o uso de cores nos objetos selecionados pelos
pais reflete as expectativas a respeito das identidades de gênero de seus filhos. Articulados à
formação das identidades, identificamos a construção dos modelos de feminilidade e
masculinidade, a partir da decoração dos quartos infantis de meninos e meninas em diversos
países. Com base nos Estudos Culturais, discutiremos a construção desses modelos na
comunidade de prática família, na obra “The Pink & Blue”, do fotógrafo JeongMee Yoon.
Para tanto, partimos das seguintes inquietações: Como a forma de diferenciação de quartos de
meninos e meninas produz efeitos na construção de suas identidades de gênero? De que
maneira são encontrados modelos de masculinidade e feminilidade nos quartos infantis? O
que é considerado normal e diferente para meninos e meninas? Qual o significado das cores
rosa e azul nos objetos infantis? Nosso referencial teórico é formado pelas contribuições de
Souza (2005) e Louro (2008), os quais discorrem sobre os conceitos de gênero e sexualidade;
Paechter (2009), no que se refere aos modelos de feminilidade e masculinidade, bem como à
comunidade de prática; Portal (2011), quanto à simbologia das cores; além de Sabat (1999) e
Steinberg (2001), que discutem acerca da mídia e publicidade. Desde muito cedo, meninos e
meninas são educados de forma diferente, com a finalidade de exercerem papéis distintos na
sociedade, o que contribui para a desigualdade social entre homens e mulheres.
Descrição:
VASCONCELOS, A. V. de A. A construção dos modelos de feminilidade e masculinidade na obra "Pink & Blue" de Jeong Mee Yoon, através da decoração de quartos infantis. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.