Resumo:
Este artigo objetiva discutir a prática da avaliação dos Anos Iniciais, em uma escola do
município de Boa Vista-PB, a partir dos dados do IDEB de 2014, bem como conteúdo do
texto oral fornecido pelas professoras pesquisadas. Sabe-se que a questão da avaliação está
presente em todos os aspectos da prática pedagógica e torna-se importante compreender os
dilemas acarretados pela prática avaliativa. Adota uma metodologia bibliográfico e de
natureza qualitativa, cujos dados foram coletados entre 5 sujeitos (professoras do 1º ao 5º ano)
que ministram aulas em uma unidade escolar, no município de Boa Vista-PB e têm entre 8 e
20 anos de exercício na função. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de alguns autores,
como: Hoffman (2005), Luckesi (2002), Sarmento (1997), entre outros. Conclui-se que o
maior desafio da avaliação em Língua Portuguesa para o professor dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental é a sua capacidade de autoavaliação sobre o processo de ensinar e
aprender, bem como o olhar diferenciado, o respeito às especificidades de cada aluno, é o
repensar sobre a prática pedagógica em sala de aula, é ter consciência de que vencer os
desafios da avaliação é algo que não depende exclusivamente do professor em sala de aula,
mas implicam em questões econômicas, sociais, políticas, familiares, da escola, entre outros.
Descrição:
ANDRADE. J. A. As contribuições do IDEB para o ensino da língua portuguesa do 1º ao 5º ano, na visão dos professores dos anos iniciais do Município de Boa Vista- PB 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.