Resumo:
Entendendo que o Livro Didático deve ser visto como um mediador no processo de ensino e
aprendizagem, e que o professor precisa conhecê-lo a fim de buscar subsídios que possam
ampliar os conhecimentos dos alunos, levando-os a refletir sobre temáticas importantes que
precisam de um olhar diferenciado. O presente artigo intitulado “As Questões ÉtnicoRaciais
Afro-Brasileira no Livro Didático de História”, tem por objetivo problematizar,
como a vinda e a permanência dos negros africanos no Brasil é apresentada nos Livros
Didáticos de História do 4º ano do Ensino Fundamental I, para tanto, analisou-se três livros
levando em consideração seus conteúdos, textos, imagens e atividades. Como metodologia
de estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com caráter qualitativo e
descritivo, e para que o material observado fosse analisado, buscou-se subsídio teórico em
autores como Aladrén (2010), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Bittencourt (2004) e
Bauer (2013), dentre outros e em documentos que regem a Educação Básica em nosso país
como os Parâmetros Curriculares Nacionais que apresentam os Temas Transversais (1997),
as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), dentre outros. No decorrer
do estudo vê-se a necessidade de o professor ir além do Livro Didático, buscando outras
fontes de pesquisa, a fim de que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais
significativo para o aluno, pois se observa que os conteúdos abordados não contemplam
aspectos importantes sobre o tráfico de negros africanos, o trabalho escravo, as lutas e
resistências e a abolição e pós-abolição da escravidão, acorrido ao longo de três séculos
Observa-se ainda que os Livros Didáticos analisados não abordam o continente africano de
maneira que a cultura africana e afro-brasileira seja valorizada. Desse modo conclui-se que,
para que o aluno tenha uma visão crítica e reflexiva sobre o assunto, o mesmo deve ser
abordado com mais propriedade, ao ponto de formar cidadãos críticos e conscientes.
Descrição:
FRANÇA, S. M. B de. A questão étnico-racial afro-brasileira no livro didático de história. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.