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A questão étnico-racial afro-brasileira no livro didático de história

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dc.contributor.author França, Suênia Maria Batista de
dc.date.accessioned 2016-11-16T16:46:14Z
dc.date.available 2016-11-16T16:46:14Z
dc.date.issued 2016-09-26
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11823
dc.description FRANÇA, S. M. B de. A questão étnico-racial afro-brasileira no livro didático de história. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Entendendo que o Livro Didático deve ser visto como um mediador no processo de ensino e aprendizagem, e que o professor precisa conhecê-lo a fim de buscar subsídios que possam ampliar os conhecimentos dos alunos, levando-os a refletir sobre temáticas importantes que precisam de um olhar diferenciado. O presente artigo intitulado “As Questões ÉtnicoRaciais Afro-Brasileira no Livro Didático de História”, tem por objetivo problematizar, como a vinda e a permanência dos negros africanos no Brasil é apresentada nos Livros Didáticos de História do 4º ano do Ensino Fundamental I, para tanto, analisou-se três livros levando em consideração seus conteúdos, textos, imagens e atividades. Como metodologia de estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com caráter qualitativo e descritivo, e para que o material observado fosse analisado, buscou-se subsídio teórico em autores como Aladrén (2010), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Bittencourt (2004) e Bauer (2013), dentre outros e em documentos que regem a Educação Básica em nosso país como os Parâmetros Curriculares Nacionais que apresentam os Temas Transversais (1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), dentre outros. No decorrer do estudo vê-se a necessidade de o professor ir além do Livro Didático, buscando outras fontes de pesquisa, a fim de que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo para o aluno, pois se observa que os conteúdos abordados não contemplam aspectos importantes sobre o tráfico de negros africanos, o trabalho escravo, as lutas e resistências e a abolição e pós-abolição da escravidão, acorrido ao longo de três séculos Observa-se ainda que os Livros Didáticos analisados não abordam o continente africano de maneira que a cultura africana e afro-brasileira seja valorizada. Desse modo conclui-se que, para que o aluno tenha uma visão crítica e reflexiva sobre o assunto, o mesmo deve ser abordado com mais propriedade, ao ponto de formar cidadãos críticos e conscientes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Margareth Maria de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Etnia racial - Afro-brasileiro pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title A questão étnico-racial afro-brasileira no livro didático de história pt_BR
dc.type Other pt_BR


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