Resumo:
As empresas frente à complexidade de um ambiente de constantes mudanças
cada vez mais rápidas, buscando se diferenciarem de seus concorrentes, devem utilizar
ferramentas eficientes e eficazes de gestão, dentre elas o planejamento estratégico. Para isso é
preciso que os gestores conheçam, em profundidade, qual a natureza do seu negócio, do seu
mercado, identificando as características específicas. Para o sucesso da implantação do
planejamento estratégico é importante também que o gestor tenha uma visão de que todos os
colaboradores da empresa devem estar envolvidos no processo e que o mesmo seja formal,
obtendo assim resultados positivos. O objetivo deste trabalho consiste na proposta do projeto
de planejamento estratégico, em uma microempresa varejista do ramo de confecções e para
tanto foi utilizado o modelo proposto por, OLIVEIRA (2007). Para isso foram elaborados os
elementos do planejamento estratégico e os dados foram coletados através da observação do
ambiente interno e pesquisa do ambiente onde a empresa atua. Portanto a metodologia
caracteriza um estudo de caso e pesquisa documental. A proposta de planejamento estratégico
na M & W Confecções, foi bem aceita pelos proprietários, como ferramenta de gestão, uma
vez que as diretrizes formuladas foram estabelecidas.
Descrição:
SOUSA, A. M. de. Proposta de planejamento estratégico em uma microempresa comercial do ramo de confecções segundo o modelo de OLIVEIRA (2007). 2012. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.