Resumo:
Este trabalho visa analisar o processo de avaliação na Educação Infantil. Optando por saber como as professoras de uma escola privada, em Campina Grande, realizam a avaliação em suas práticas pedagógicas. Dentro deste contexto é que se refletirá sobre esse processo tão presente na instituição escolar. Assim, o estudo está inserido no âmbito de uma pesquisa qualitativa em educação, tendo como metodologia um estudo de caso. Para isso, estudou-se autores como Hoffmann (1996; 2009), Luckesi (2011), Zabala (1998), documentos oficiais do MEC (BRASIL, 2010) e outros que põem em pauta tal discussão em suas análises. Conclui-se que é necessário compreender a prática avaliativa no contexto da educação infantil, entre outros aspectos pedagógicos, entendendo a criança em todas as suas dimensões e suas significações do mundo. Assim, discutir-se amplamente as concepções e práticas de avaliação faz-se necessário para uma compreensão de crianças pequenas.
Descrição:
SANTOS, R. M. dos. Avaliação na educação infantil: um desafio no cotidiano do professor. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.