UEPB - Repositório Digital

Avaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leal, Letícia Felix Oliveira
dc.date.accessioned 2016-12-20T11:31:43Z
dc.date.available 2016-12-20T11:31:43Z
dc.date.issued 2016-12-06
dc.identifier.other CDD: 732.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12112
dc.description LEAL, L. F. O. Avaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiência. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo relatamos uma situação de avaliação de leitura com uma criança de cinco anos em processo inicial de aquisição de leitura que teve como objetivo verificar o comportamento do leitor iniciante em quatro aspectos: concentração, capacidade de síntese, nível de decodificação e posicionamento frente ao texto utilizado. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta atividade foi um texto de Mota Rocha e Mélo (2009). A atividade foi realizada durante o desenvolvimento dos trabalhos em um dos componentes na nossa formação acadêmica. Nosso objetivo aqui é relatar esta experiência e discutir a importância de se possibilitar situações de leituras as mais variadas possíveis aos leitores iniciantes, para que se possa contribuir para o desenvolvimento da sua competência leitora. Para isto recorremos aos trabalhos de autores como Soares (2004), Teberosky e Colomer (2003), Ferreiro e Teberosky (1999), Curto, Morillo e Teixidó (2000), entre outros além de alguns documentos que regem a educação no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998). O resultado da avaliação com o leitor iniciante apontou que é possível saber como se comporta este leitor, constatar o que já sabe e o que ainda não sabe no processo de leiturização, condição relevante para as intervenções didáticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Leitor iniciante pt_BR
dc.subject Avaliação de leitura pt_BR
dc.title Avaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta