Resumo:
Neste artigo relatamos uma situação de avaliação de leitura com uma criança de cinco anos em
processo inicial de aquisição de leitura que teve como objetivo verificar o comportamento do leitor
iniciante em quatro aspectos: concentração, capacidade de síntese, nível de decodificação e
posicionamento frente ao texto utilizado. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta
atividade foi um texto de Mota Rocha e Mélo (2009). A atividade foi realizada durante o
desenvolvimento dos trabalhos em um dos componentes na nossa formação acadêmica. Nosso
objetivo aqui é relatar esta experiência e discutir a importância de se possibilitar situações de leituras
as mais variadas possíveis aos leitores iniciantes, para que se possa contribuir para o desenvolvimento
da sua competência leitora. Para isto recorremos aos trabalhos de autores como Soares (2004),
Teberosky e Colomer (2003), Ferreiro e Teberosky (1999), Curto, Morillo e Teixidó (2000), entre
outros além de alguns documentos que regem a educação no Brasil, como os Parâmetros Curriculares
Nacionais de Língua Portuguesa (1997) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
(1998). O resultado da avaliação com o leitor iniciante apontou que é possível saber como se comporta
este leitor, constatar o que já sabe e o que ainda não sabe no processo de leiturização, condição
relevante para as intervenções didáticas.
Descrição:
LEAL, L. F. O. Avaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiência. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.