Resumo:
O presente artigo tem o propósito de analisar os principais motivos acerca da Evasão Escolar
nos cursos de habilitação técnica em calçados oferecidos em uma unidade do SENAI–PB, a
fim de apontar o perfil dos alunos evadidos ou que estão predispostos a abandonar/evadir. Foi
utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa quantitativa e qualitativa, através de questionário
semiestruturados com os alunos em curso, mas que apresentam índices de evasão e análise
documental, tendo como base as informações geradas pelo Sistema de Gestão Educacional da
unidade. O universo pesquisado constou de 100 alunos que participaram desta pesquisa
respondendo ao questionário. Nosso referencial teórico é formado pelos conceitos de evasão
escolar de Gaioso (2005), Riffel e Malacarne (2010) e sobre as causas que motivam tal
fenômeno de Barroso e Falcão (2004), Fonseca (1961) e Dore (2013). Observa-se que as
diversidades sociais, econômicas e culturais colaboram para a pluralidade de causas referentes
à evasão. Dessa forma, os resultados deste estudo permitem propor ações em torno de
orientações pedagógicas e familiares, além de sugerir a implantação de aulas mais práticas
voltadas para as exigências do mercado de trabalho, que podem ser adotadas como formas de
assegurar a permanência dos alunos no curso.
Descrição:
MEDEIROS, A de S. B. Evasão escolar no ensino profissionalizante: um estudo de caso. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.