Resumo:
As questões que envolvem o ensino-aprendizagem têm sido muito discutidas entre
pesquisadores, professores, pais, gestores e a sociedade de um modo geral. Isso por conta da
relevância do tema para a formação dos educandos e, consequentemente, dos cidadãos, uma
vez que, a educação está na base da sociedade. Assim, o presente artigo busca identificar os
métodos de ensino mais comumente utilizados em sala de aula por professoras dos anos
iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada de Campina Grande. A pesquisa, de
natureza qualitativa, se deu a partir de um levantamento teórico pautado nos estudos de
Becker (1993), Johson (2010), Libâneo (1994), Luckesi (1994), Mizukami (1986), Moreira
(2016), Saviani (1991), Skinner (1970), Woolfok (2009), Vygotsky (1987), Piaget (1973),
dentre outros, que possibilitou a análise do objeto pretendido, bem como a coleta de dados
através de um questionário e, em seguida a análise dos mesmos. De acordo com os dados
coletados, é possível afirmar que as professoras colaboradoras não adotam um método puro,
único. Há uma mescla, uma imbricação de métodos.
Descrição:
RODRIGUES, J. G. C. Métodos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.