Resumo:
Esse artigo tem como objetivo investigar como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as
crianças no contexto da escola privada. A pesquisa foi subsidiada pelos escritos de Ferreiro
(2001), Soares (2003), Teberosky (2001) e outros autores que direcionam as reflexões em
torno da alfabetização. A partir disso, buscamos desdobrar essa problemática nos seguintes
objetivos específicos: compreender a concepção de alfabetização da docente alfabetizadora;
identificar a concepção teórica que está subjacente à metodologia utilizada pela docente
alfabetizadora no início de sua profissão; mostrar a concepção teórica que está, hoje,
subjacente à metodologia utilizada pela docente alfabetizadora. Metodologicamente, a
pesquisa foi desenvolvida à luz do referencial qualitativo descritivo-interpretativo. Assim, foi
aplicado questionário com uma professora da rede particular de ensino do município de
Campina Grande-Paraíba. Dessa forma, concluímos que ao longo do exercício profissional a
visão de alfabetização da professora foi mudando conforme o cenário educacional, ora
mesclando os métodos de ensino, ora inserindo novas teorias de alfabetização. Observou-se
também por meio do questionário aplicado que hoje a alfabetizadora tem um conhecimento
teórico mais aprofundando que orienta as práticas de alfabetização em sala de aula.
Descrição:
ARAÚJO, R. S. Alfabetização: como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as crianças no contexto atual. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.