dc.contributor.author |
Silva, Janeildo dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-22T13:32:11Z |
|
dc.date.available |
2016-12-22T13:32:11Z |
|
dc.date.issued |
2016-11-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD: 401.41 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12143 |
|
dc.description |
SILVA, J dos S. Desafios de docentes negros na escola. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No Brasil, a educação travou diversos embates para se consolidar como um meio de
desenvolvimento institucional e colaborativo da sociedade e, através destes variados
processos, o corpo estrutural da educação brasileira tomou diversos rumos. Nosso objetivo é
compreender como, no cotidiano do espaço escolar, o(a) professor(a) negro(a) vive
experiências de racismo e preconceito. Nosso referencial tomou por base os estudos de
Saviani (2005), Tardif (2003), Silva (2005) e Gomes (2003). O percurso metodológico foi
construído através de um estudo descritivo e exploratório do tipo relato de experiência,
pautado em entrevistas semiestruturadas com profissionais educadores(as) negros(as) das
séries inicias no município de Campina Grande-PB. Fez-se a análise dos dados utilizando-se a
metodologia de Análise de Discurso. Compreendeu-se que faz-se mister refletir sobre o fazer
do(a) docente negro(a), um dos atores principais do processo de conscientização/
sensibilização na escola. Conclui-se com discussões e relatos fiéis de racismo e preconceito
preconizados ao longo da História e perpassados para o cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
Desafios de docentes negros na escola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |