Resumo:
No Brasil, a educação travou diversos embates para se consolidar como um meio de
desenvolvimento institucional e colaborativo da sociedade e, através destes variados
processos, o corpo estrutural da educação brasileira tomou diversos rumos. Nosso objetivo é
compreender como, no cotidiano do espaço escolar, o(a) professor(a) negro(a) vive
experiências de racismo e preconceito. Nosso referencial tomou por base os estudos de
Saviani (2005), Tardif (2003), Silva (2005) e Gomes (2003). O percurso metodológico foi
construído através de um estudo descritivo e exploratório do tipo relato de experiência,
pautado em entrevistas semiestruturadas com profissionais educadores(as) negros(as) das
séries inicias no município de Campina Grande-PB. Fez-se a análise dos dados utilizando-se a
metodologia de Análise de Discurso. Compreendeu-se que faz-se mister refletir sobre o fazer
do(a) docente negro(a), um dos atores principais do processo de conscientização/
sensibilização na escola. Conclui-se com discussões e relatos fiéis de racismo e preconceito
preconizados ao longo da História e perpassados para o cotidiano escolar.
Descrição:
SILVA, J dos S. Desafios de docentes negros na escola. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.