Resumo:
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do estímulo do
brinquedo no processo de aprendizagem na Educação Infantil. A partir do valor
expressivo da manipulação do objeto e do seu valor simbólico e a mediação concisa
do professor. O trabalho é fruto da experiência no âmbito de uma escola privada da
cidade de Campina Grande – PB, com observação da rotina das professoras da
Educação Infantil, dos turnos manhãs e tarde. Utilizamos o registro para descrever a
utilização e assiduidade do brinquedo na aprendizagem, assim como, a importância
que o professor dispõe com o trabalho desse elemento em sua sala de aula.
Fundamentamos o trabalho com autores que tratam o lúdico como ferramenta de
disponibilidade da aprendizagem como Vygotsky (1998), Piaget (1975), Froebel
(2001) dentre outros. Diante da apreciação, constatamos que as professoras
apresentam dificuldades em perceber a importância da ludicidade como veículo para
o desenvolvimento social, intelectual e emocional, entendendo que as ações lúdicas
como auxiliador e amenizador de comportamentos agitados ou apenas como
facilitador da atividade proposta. Não englobando o lúdico como significador da
aprendizagem que possibilita a criança o desenvolvimento físico, cognitivo e
psicológico. Concluindo a necessidade de reflexão do professor e ampliação da
concepção da utilização do brinquedo em sala de aula.
Descrição:
ARAÚJO, E. M. O brinquedo, a criança e sua importância para a aprendizagem na educação infantil. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.