UEPB - Repositório Digital

Laboratório de ensino de matemática na Escola Estadual da Paraíba: uma análise do processo de implantação do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Lima, Renata Nielle de
dc.date.accessioned 2017-02-17T20:59:31Z
dc.date.available 2017-02-17T20:59:31Z
dc.date.issued 2016-02-16
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12427
dc.description LIMA, R. N. Laboratório de ensino matemática na escola estadual da Paraíba: uma análise do processo de implantação do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Em 2016 escolas públicas da 5ª Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba foram contempladas com kits para laboratório de ensino de Matemática e Física. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de implantação dos kits de laboratório de ensino de matemática em uma escola da 5ª Gerência Regional de Educação. Tendo em vista os apontamentos teóricos de Lorenzato (2006) para o processo de implantação de laboratório de ensino de matemática, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: como os kits de laboratório de ensino de Matemática estão sendo implantados nas escolas estaduais da 5ª Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba? Para responder a esta questão fizemos uma pesquisa exploratória, conforme Fiorentini e Lorenzato (2006), que foi divida em duas etapas: a 1ª etapa foi realizada em campo, onde fizemos uma visita a uma das escolas estaduais contempladas para um levantamento do material fornecido, bem como, para entender como estava se dando o processo de implantação. A segunda etapa foi documental onde fizemos um levantamento de atividades para serem utilizadas a partir dos kits disponíveis. Como resultado desta pesquisa nós observamos que a falta de uma política sistemática de formação continuada de professores para o uso de laboratórios de ensino de Matemática é um dos fatores que contribui para a subutilização dos kits fornecidos. Assim, a partir da provocação de professores e também da 5ª Gerência Regional de Educação, apresentamos ao final da pesquisa alguns roteiros de atividade que podem servir para desenvolver processos de formação para o uso mais eficiente dos laboratórios nas escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Laboratório de matemática pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores de Matemática pt_BR
dc.subject Política pública em matemática pt_BR
dc.title Laboratório de ensino de matemática na Escola Estadual da Paraíba: uma análise do processo de implantação do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta