dc.contributor.advisor |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lima, Renata Nielle de |
|
dc.date.accessioned |
2017-02-17T20:59:31Z |
|
dc.date.available |
2017-02-17T20:59:31Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12427 |
|
dc.description |
LIMA, R. N. Laboratório de ensino matemática na escola estadual da Paraíba: uma análise do processo de implantação do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em 2016 escolas públicas da 5ª Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba foram contempladas com kits para laboratório de ensino de Matemática e Física. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de implantação dos kits de laboratório de ensino de matemática em uma escola da 5ª Gerência Regional de Educação. Tendo em vista os apontamentos teóricos de Lorenzato (2006) para o processo de implantação de laboratório de ensino de matemática, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: como os kits de laboratório de ensino de Matemática estão sendo implantados nas escolas estaduais da 5ª Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba? Para responder a esta questão fizemos uma pesquisa exploratória, conforme Fiorentini e Lorenzato (2006), que foi divida em duas etapas: a 1ª etapa foi realizada em campo, onde fizemos uma visita a uma das escolas estaduais contempladas para um levantamento do material fornecido, bem como, para entender como estava se dando o processo de implantação. A segunda etapa foi documental onde fizemos um levantamento de atividades para serem utilizadas a partir dos kits disponíveis. Como resultado desta pesquisa nós observamos que a falta de uma política sistemática de formação continuada de professores para o uso de laboratórios de ensino de Matemática é um dos fatores que contribui para a subutilização dos kits fornecidos. Assim, a partir da provocação de professores e também da 5ª Gerência Regional de Educação, apresentamos ao final da pesquisa alguns roteiros de atividade que podem servir para desenvolver processos de formação para o uso mais eficiente dos laboratórios nas escolas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Política pública em matemática |
pt_BR |
dc.title |
Laboratório de ensino de matemática na Escola Estadual da Paraíba: uma análise do processo de implantação do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |