Resumo:
Considerando as relações entre ensino e aprendizagem da matemática, as quais foram adquirindo cada vez mais importância no contexto educacional ao longo dos anos, neste trabalho apresentamos uma revisão bibliográfica de algumas tendências metodológicas para o ensino da matemática e nos detemos na importância da utilização da metodologia História da Matemática na sala de aula. Objetivamos possibilitar aos professores uma reflexão sobre um recurso didático-pedagógico que possa contribuir bastante no interesse dos alunos pela disciplina e proporcionar avanços significativos na aprendizagem da matemática. Estabelecemos também como objetivo desta pesquisa fazer uma investigação sobre a utilização da História da Matemática no ambiente educacional, envolvendo professores de matemática do Município de Sumé. Este trabalho foi desenvolvido seguindo a metodologia de pesquisa apresentada por Thomas A. Romberg. Concluímos, após o mapeamento das questões respondidas pelos pesquisados, que o debate e o uso efetivo da História da Matemática representam possibilidades de interação, desenvolvimento e melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática.
Descrição:
SILVA, T. R. F. Um estudo sobre o uso da história da matemática como metodologia no Ensino Fundamental e Médio no município de Sumé. 2010. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010.