Resumo:
Este trabalho teve objetivo de analisar a visão dos professores do Ensino Fundamental II sobre a Resolução de Problemas e o desempenho dos alunos nas aulas de Matemática com essa metodologia de ensino. Refere-se a uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado de intervenção do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – CAMPUS VI. A intervenção foi realizada na Escola Estadual Santa Filomena na cidade de Monteiro- PB. Sendo o estágio supervisionado compreendido como espaço de pesquisa, foi utilizado como laboratório para análise da prática de sala de aula de matemática com a metodologia de resolução de problema. Como referencial teórico tem: Huaman (2006), Onuchic (1999), Pimenta e Lima (2010) entre outros. A pesquisa é de cunho qualitativo. A intervenção mostrou que é possível trabalhar com resolução de problemas no ensino fundamental, despertando o interesse dos alunos.
Descrição:
SILVA, M. R. A. Uma experiência didática com a metodologia de resolução de problemas no estágio de docência. 2010. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010.