dc.contributor.advisor |
Maria José Neves de Amorim Moura |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Remígio, Cláudio Cavalcante |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-12T17:20:15Z |
|
dc.date.available |
2017-04-12T17:20:15Z |
|
dc.date.issued |
2014-03-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323 |
|
dc.description |
REMÍGIO, C. C. A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é analisar a implantação de um (LEM) em uma escola pública,
bem como algumas atividades desenvolvidas neste ambiente. O método escolhido para
a realização da pesquisa foi à observação participante adotando a abordagem qualitativa.
Adotamos a técnica do diário de campo e questionário com questões do tipo abertas. Os
principais teóricos que acompanharam esse trajeto foram Lorenzato (2006), Peres
(1993), Valente (1991) e Azevedo (1979) todos tratam da implementação de um (LEM).
Ao pesquisarmos sobre os benefícios que esse espaço educativo traz para educadores e
educandos, percebeu-se que ao utilizá-lo o professor pode vincular a teoria à prática
através de atividades lúdicas que possam fazer com que o aluno tenha mais prazer em
estudar matemática. Em contato com os materiais manipuláveis o aluno tem mais
facilidade de observar e analisar conceitos, desenvolver o raciocínio lógico, crítico e
científico. O professor muitas vezes desconhece o potencial de certos materiais
manipulatórios, deixando de explorá-los. Percebe-se, então que é fundamental que eles
tenham oportunidade de refletir sobre a sua aplicabilidade em sala de aula de forma que
desperte o interesse dos alunos. E para concretizar toda essa teoria nada melhor do que a
realização de oficinas, que permite aos alunos confeccionar, manipular, formar
conceitos, trocar ideias, resolver situações problemas e registrar o seu raciocínio. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Maria José Neves de Amorim Moura |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais manipuláveis (Matemática) |
pt_BR |
dc.title |
A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |