UEPB - Repositório Digital

A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maria José Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.contributor.author Remígio, Cláudio Cavalcante
dc.date.accessioned 2017-04-12T17:20:15Z
dc.date.available 2017-04-12T17:20:15Z
dc.date.issued 2014-03-18
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323
dc.description REMÍGIO, C. C. A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é analisar a implantação de um (LEM) em uma escola pública, bem como algumas atividades desenvolvidas neste ambiente. O método escolhido para a realização da pesquisa foi à observação participante adotando a abordagem qualitativa. Adotamos a técnica do diário de campo e questionário com questões do tipo abertas. Os principais teóricos que acompanharam esse trajeto foram Lorenzato (2006), Peres (1993), Valente (1991) e Azevedo (1979) todos tratam da implementação de um (LEM). Ao pesquisarmos sobre os benefícios que esse espaço educativo traz para educadores e educandos, percebeu-se que ao utilizá-lo o professor pode vincular a teoria à prática através de atividades lúdicas que possam fazer com que o aluno tenha mais prazer em estudar matemática. Em contato com os materiais manipuláveis o aluno tem mais facilidade de observar e analisar conceitos, desenvolver o raciocínio lógico, crítico e científico. O professor muitas vezes desconhece o potencial de certos materiais manipulatórios, deixando de explorá-los. Percebe-se, então que é fundamental que eles tenham oportunidade de refletir sobre a sua aplicabilidade em sala de aula de forma que desperte o interesse dos alunos. E para concretizar toda essa teoria nada melhor do que a realização de oficinas, que permite aos alunos confeccionar, manipular, formar conceitos, trocar ideias, resolver situações problemas e registrar o seu raciocínio. pt_BR
dc.description.sponsorship Maria José Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Laboratório de matemática pt_BR
dc.subject Brincadeiras educativas pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Materiais manipuláveis (Matemática) pt_BR
dc.title A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta