Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar a implantação de um (LEM) em uma escola pública,
bem como algumas atividades desenvolvidas neste ambiente. O método escolhido para
a realização da pesquisa foi à observação participante adotando a abordagem qualitativa.
Adotamos a técnica do diário de campo e questionário com questões do tipo abertas. Os
principais teóricos que acompanharam esse trajeto foram Lorenzato (2006), Peres
(1993), Valente (1991) e Azevedo (1979) todos tratam da implementação de um (LEM).
Ao pesquisarmos sobre os benefícios que esse espaço educativo traz para educadores e
educandos, percebeu-se que ao utilizá-lo o professor pode vincular a teoria à prática
através de atividades lúdicas que possam fazer com que o aluno tenha mais prazer em
estudar matemática. Em contato com os materiais manipuláveis o aluno tem mais
facilidade de observar e analisar conceitos, desenvolver o raciocínio lógico, crítico e
científico. O professor muitas vezes desconhece o potencial de certos materiais
manipulatórios, deixando de explorá-los. Percebe-se, então que é fundamental que eles
tenham oportunidade de refletir sobre a sua aplicabilidade em sala de aula de forma que
desperte o interesse dos alunos. E para concretizar toda essa teoria nada melhor do que a
realização de oficinas, que permite aos alunos confeccionar, manipular, formar
conceitos, trocar ideias, resolver situações problemas e registrar o seu raciocínio.
Descrição:
REMÍGIO, C. C. A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.