Resumo:
O presente estudo consiste na análise do texto Quatro demonstrações de medição de sombras, disponível no livro Maravilhas da Matemática (4º edição), o qual foi publicado em 1956 por Lancelot Thomas Hogben. Procuramos evidenciar de que maneira o texto auxilia na aprendizagem de Trigonometria, e para isso mantemos um olhar analítico sob a teoria dos registros de representação semiótica e sobre as influencias da linguagem e da linguagem matemática no processo de compreensão e resolução dos problemas. Assim, focamos em pesquisas de Luvison (2013), Fonseca e Cardoso (2009), Duval (2011), Brasil (1998), entre outros. Ao término deste trabalho, constatamos a forte presença dos registros de representação semiótica no texto em questão, onde o autor recorre ao uso de diferentes registros, como, por exemplo, os figurais, simbólicos e língua natural, os quais atuam em convergência com o desenvolvimento das demonstrações. Através da pesquisa bibliográfica identificamos que a exploração textual favorece a aprendizagem do aluno que estuda Matemática; que a linguagem dos enunciados interfere no processo de interpretação e resolução dos mesmos; e constatou-se também que a prática da escrita é uma ferramenta de grande valor no processo de aprendizagem, não somente do ponto de vista da semiótica, mas também das concepções de linguagem que foram exploradas no referencial teórico.
Descrição:
OLIVEIRA, M. S. Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.