dc.contributor.advisor |
José Joelson Pimentel de Almeida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Maelson da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2017-06-08T19:18:43Z |
|
dc.date.available |
2017-06-08T19:18:43Z |
|
dc.date.issued |
2017-06-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13490 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, M. S. Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo consiste na análise do texto Quatro demonstrações de medição de sombras, disponível no livro Maravilhas da Matemática (4º edição), o qual foi publicado em 1956 por Lancelot Thomas Hogben. Procuramos evidenciar de que maneira o texto auxilia na aprendizagem de Trigonometria, e para isso mantemos um olhar analítico sob a teoria dos registros de representação semiótica e sobre as influencias da linguagem e da linguagem matemática no processo de compreensão e resolução dos problemas. Assim, focamos em pesquisas de Luvison (2013), Fonseca e Cardoso (2009), Duval (2011), Brasil (1998), entre outros. Ao término deste trabalho, constatamos a forte presença dos registros de representação semiótica no texto em questão, onde o autor recorre ao uso de diferentes registros, como, por exemplo, os figurais, simbólicos e língua natural, os quais atuam em convergência com o desenvolvimento das demonstrações. Através da pesquisa bibliográfica identificamos que a exploração textual favorece a aprendizagem do aluno que estuda Matemática; que a linguagem dos enunciados interfere no processo de interpretação e resolução dos mesmos; e constatou-se também que a prática da escrita é uma ferramenta de grande valor no processo de aprendizagem, não somente do ponto de vista da semiótica, mas também das concepções de linguagem que foram exploradas no referencial teórico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Joelson Pimentel de Almeida |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita na matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura na matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de trigonometria |
pt_BR |
dc.title |
Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |