UEPB - Repositório Digital

Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Maelson da Silva
dc.date.accessioned 2017-06-08T19:18:43Z
dc.date.available 2017-06-08T19:18:43Z
dc.date.issued 2017-06-02
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13490
dc.description OLIVEIRA, M. S. Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo consiste na análise do texto Quatro demonstrações de medição de sombras, disponível no livro Maravilhas da Matemática (4º edição), o qual foi publicado em 1956 por Lancelot Thomas Hogben. Procuramos evidenciar de que maneira o texto auxilia na aprendizagem de Trigonometria, e para isso mantemos um olhar analítico sob a teoria dos registros de representação semiótica e sobre as influencias da linguagem e da linguagem matemática no processo de compreensão e resolução dos problemas. Assim, focamos em pesquisas de Luvison (2013), Fonseca e Cardoso (2009), Duval (2011), Brasil (1998), entre outros. Ao término deste trabalho, constatamos a forte presença dos registros de representação semiótica no texto em questão, onde o autor recorre ao uso de diferentes registros, como, por exemplo, os figurais, simbólicos e língua natural, os quais atuam em convergência com o desenvolvimento das demonstrações. Através da pesquisa bibliográfica identificamos que a exploração textual favorece a aprendizagem do aluno que estuda Matemática; que a linguagem dos enunciados interfere no processo de interpretação e resolução dos mesmos; e constatou-se também que a prática da escrita é uma ferramenta de grande valor no processo de aprendizagem, não somente do ponto de vista da semiótica, mas também das concepções de linguagem que foram exploradas no referencial teórico. pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escrita na matemática pt_BR
dc.subject Leitura na matemática pt_BR
dc.subject Linguagem matemática pt_BR
dc.subject Ensino de trigonometria pt_BR
dc.title Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta