Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a Licenciatura em Matemática do Campus-VI, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB tem como objetivo geral refletir sobre os argumentos teóricos para utilização da Resolução de Problemas na sala de aula de Matemática. Esta pesquisa surgiu a partir de indagações pessoais quando cursando as disciplinas relacionadas a pratica pedagógica no Ensino de Matemática e também durante o Estagio Supervisionado sobre o uso da Resolução de Problemas, desta forma nossa questão de pesquisa foi quais as principais recomendações teóricas para utilização da Resolução de Problema na sala de aula de Matemática? Este estudo é considerado uma pesquisa bibliográfica, nos moldes da pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994). Para responder a questão de pesquisa fizemos a revisão da literatura de trabalhos como Schoenfeld (1997), Butts (1997), Kantowski (1997), Onuchic (1999) Onuchic e Allevato (2004) e Cavalcante (2013). A literatura pesquisada mostra que a Resolução de Problema é uma importante ferramenta metodológica, no entanto, para ser efetivamente utilizada em sala de aula requer que o professor tenha clareza teórica de como o processo deverá ser conduzido.
Descrição:
SILVA, M. J. Resolução de problemas: considerações teóricas sobre sua utilização em sala de aula. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.