Resumo:
O presente estudo traz uma discussão acerca do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na sala de aula de Matemática. De acordo com vários Teóricos observamos que estas trouxeram grande impacto sobre a Educação criando novas formas de aprendizado, e com isso novas relações entre professor e aluno. Diante disso pretendemos mostrar e analisar a importância e os benefícios que o Uso das TIC em sala de aula traz á educação. Trata-se, portanto de um estudo que tem como objetivo explorar métodos e ferramentas tecnológicas que facilitem o ensino e aprendizagem da matemática na sala de aula. Além de trazermos reflexões sobre a potencialidade da aprendizagem em matemática através dos recursos tecnológicos, mais especificamente com o auxilio do software dinâmico e educativo, Régua e Compasso. Pesquisas revelam um grande desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental em relação ao campo da Geometria, resultado este que pode ser ocasionado principalmente pela forma como conceitos estão sendo trabalhados em sala de aula. Com base neste quadro acreditamos que uma das possibilidades para o ensino de Matemática, em especial da geometria, é a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula, onde há programas de computadores (softwares) nos quais os alunos podem explorar e construir diferentes conceitos matemáticos. Como foco de analise para este TCC, optamos por um estudo de caso, em uma turma do 6º ano de uma escola privada da cidade de Monteiro no Estado da Paraíba.
Descrição:
MELO, G. S. O uso de tecnologias na sala de aula: reflexões sobre o software régua e compasso. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.