Resumo:
Este trabalho analisa de que forma a temática socioambiental campesina é tratada nos Livros Didáticos de Línguas Portuguesa (LDLP) utilizados nos 6º e 9º anos do ensino fundamental II e nas vozes de duas professoras, efetivas nas Escolas Públicas rurais na Cidade de Barra de Santana-PB. A pesquisa orientou-se por um levantamento bibliográfico baseado em autores que discutem a Educação no Campo (ARROYO, 2005; CALDART, 2002; MOLINA, 2004), analisei o livro didático na Escola (BITTENCOURT, 2011, MARCUSCHI, 2001; GRIGOLETTO, 1999) em diálogo com a sua realidade socioambiental local por meio de pesquisa de campo. Realisamos visitação ás escolas, esta pesquisa deu-se por meio das seguintes etapas: (I) aplicação de um questionário com duas professoras efetivas de língua portuguesa; (II) análise da temática socioambiental campesina tratada nos exemplares analisados e (III) avaliação dos depoimentos das professoras. Os resultados revelam que a temática socioambiental campesina local mostra-se silenciada tanto nas propostas textuais e conteúdos didáticos no LDLP, quanto na avaliação das professoras questionadas. Com esta constatação entende-se que as propostas para a Educação no Campo, no que se refere à realidade socioambiental veiculada nos LDLP devem ser repensadas, além de que os professores atuantes nessas escolas repensem sua prática docente.
Descrição:
ANJOS, V. S. L. dos. Educação no campo: realidade socioambiental no livro didático e nas vozes das professoras. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.