Resumo:
Tendo em vista a importância do processo de ensino de línguas através da utilização das quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, essa pesquisa teve como objetivo verificar quais eram as crenças de ex-alunos, de uma escola pública do município de Campina Grande-PB, acerca da prática da habilidade oral nas aulas de língua inglesa no ensino médio, com o intuito de comprovar a hipótese de que estudantes ensino público aspiram por um ensino que dê importância à prática oral do idioma-alvo. Entre as bases teóricas que serviram de alicerce para este trabalho encontram-se as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2002), que orienta o ensino de língua estrangeira através do foco comunicativo; (BARCELOS, 2001; COELHO, 2005; MADEIRA, 2005; PROCHNOW et al., 2011), com os estudos sobre crenças dentro do âmbito educacional; (THORNBURY, 2005; HAMMER, 2011) sobre a abordagem da habilidade oral em sala de aula.
Descrição:
BARBOSA, J. F. S. Crenças de ex-alunos do ensino público acerca da prática da oralidade nas aulas de inglês. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.