Resumo:
Este artigo discute avaliação escolar, mais especificamente na Educação Infantil, a partir da
escuta a professoras que atuam nesta etapa da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de
natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada junto a docentes que atuam com crianças
de 0 a 4 anos de idade, realizada na turma do maternal I, II e infantil I, numa instituição
pública pertencente ao município de Juazeirinho-PB. Como instrumento de coleta de dados,
fizemos uso de uma entrevista semi-estruturada e de observação. Buscamos respaldo teórico
em estudos realizados por Hoffmann (1998), (2003), (2005), (2009), Souza (2007); Godoi
(2004), Garms e Santos (2014). O estudo evidencia a importância do registro no
acompanhamento ao desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como a importância
de práticas docentes significativas nas diversas situações do cotidiano. Concluímos que o
estudo contribui na ação reflexiva de docentes atuantes na Educação Infantil, junto a
instrumentos que possibilitará um melhor desempenho nessas práticas.
Descrição:
Silva, J. L da. Avaliar na educação infantil: concepções e práticas de professoras. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.