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Significações e práticas de currículo na educação infantil

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dc.contributor.author Sampaio, Renata Taís de Oliveira
dc.date.accessioned 2017-08-25T12:13:20Z
dc.date.available 2017-08-25T12:13:20Z
dc.date.issued 2017-08-07
dc.identifier.other 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14095
dc.description SAMPAIO, R. T de O. Significações e práticas de currículo na educação infantil. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada em instituições de Educação Infantil (creches e pré-escolas) do município de Boa Vista- PB. Destacamos os seguintes objetivos da pesquisa: identificar as práticas pedagógicas presentes nos discursos das professoras das instituições de Educação Infantil; investigar as concepções de currículo que as professoras possuem e se o mesmo respeita as especificidades/singularidades das crianças. Brasil (2010), Oliveira (2010), Amorim (2011). Utilizamos como técnicas de pesquisa questionários e entrevistas semiestruturadas. Colaboraram com a pesquisa 20 professoras que atuam em creches e pré-escolas do município, situadas no campo e na cidade. Os dados foram analisados por meio de estatística simples. Os resultados dos questionários apontam que a maior parte das professoras possui formação superior e pós-graduação, no entanto, a maioria não participou da elaboração da Proposta Pedagógica da instituição na qual atuam, e não consultam esta proposta para a elaboração do planejamento das práticas. Em face do exposto, concluímos que o discurso das professoras ainda é superficial no que tange ao currículo para a educação infantil. Na verdade, a concepção de Currículo apresentada em seus discursos é de natureza tradicional/técnica. Apesar de o apontarem como norteador das práticas não conhecem, efetivamente, o documento base para elaborar as propostas curriculares. Ademais, constatamos que as crianças e suas culturas não estão sendo ouvidas/ reconhecidas no planejamento curricular. Por fim, notamos a ausência de políticas de formação continuada no município, fato que contribui para que não haja condições objetivas para as professoras refletirem sobre a prática, estudarem a literatura e documentos oficiais da área, não para segui-los como manuais de instrução, mas para refletirem coletivamente e exercerem autonomia pedagógica, atitude fundamental para a profissionalização das mesmas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Lenilda Cordeiro de Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Cultura infantil pt_BR
dc.title Significações e práticas de currículo na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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