Resumo:
Esta monografia é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada em instituições de Educação
Infantil (creches e pré-escolas) do município de Boa Vista- PB. Destacamos os seguintes
objetivos da pesquisa: identificar as práticas pedagógicas presentes nos discursos das
professoras das instituições de Educação Infantil; investigar as concepções de currículo que as
professoras possuem e se o mesmo respeita as especificidades/singularidades das crianças.
Brasil (2010), Oliveira (2010), Amorim (2011). Utilizamos como técnicas de pesquisa
questionários e entrevistas semiestruturadas. Colaboraram com a pesquisa 20 professoras que
atuam em creches e pré-escolas do município, situadas no campo e na cidade. Os dados foram
analisados por meio de estatística simples. Os resultados dos questionários apontam que a
maior parte das professoras possui formação superior e pós-graduação, no entanto, a maioria
não participou da elaboração da Proposta Pedagógica da instituição na qual atuam, e não
consultam esta proposta para a elaboração do planejamento das práticas. Em face do exposto,
concluímos que o discurso das professoras ainda é superficial no que tange ao currículo para a
educação infantil. Na verdade, a concepção de Currículo apresentada em seus discursos é de
natureza tradicional/técnica. Apesar de o apontarem como norteador das práticas não
conhecem, efetivamente, o documento base para elaborar as propostas curriculares. Ademais,
constatamos que as crianças e suas culturas não estão sendo ouvidas/ reconhecidas no
planejamento curricular. Por fim, notamos a ausência de políticas de formação continuada no
município, fato que contribui para que não haja condições objetivas para as professoras
refletirem sobre a prática, estudarem a literatura e documentos oficiais da área, não para
segui-los como manuais de instrução, mas para refletirem coletivamente e exercerem
autonomia pedagógica, atitude fundamental para a profissionalização das mesmas.
Descrição:
SAMPAIO, R. T de O. Significações e práticas de currículo na educação infantil. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.