Resumo:
A Educação Infantil no contexto histórico em geral, busca estratégias que sejam capazes de
certificar o desenvolvimento cognitivo, intelectual, biológico, social, físico, cultural e motor
da criança do nascimento até os 5 (cinco) anos enquanto frequentadores de pré-escola. A
partir desta premissa, investigou-se teoricamente como as atividades lúdicas contribuem para
o desenvolvimento de crianças, quando estimuladas a interagirem com brincadeiras,
brinquedos e jogos educativos em ambiente escolar. Desta feita, necessita-se que professores
planejem estratégias lúdicas, pois tais atividades permitem a criança desenvolver a
linguagem, a partir da interação, ao criar conhecimento próprio. Este trabalho torna-se
importante por demonstrar a relevância do lúdico como ação educativa para o fazer
pedagógico, em especial nas primeiras etapas da Educação Infantil. Este estudo objetiva
analisar a importância da utilização de atividades lúdicas para o desenvolvimento de crianças
na pré-escola e suas contribuições, além de conceituar o lúdico, sua relevância e significação
para o desenvolvimento infantil. Para fundamentar esta pesquisa, utilizou-se de conceitos,
teorias e abordagens de pesquisadores clássicos como Piaget (1974), Vygotsky (1996),
Wallon (2010), entre outros. A metodologia está caracterizada como pesquisa bibliográfica,
pois analisou livros e artigos, que contextualizaram o objeto de estudo, teórica e
historicamente. Contudo, concluiu-se que com as atividades lúdicas, objetivadas e
acompanhadas por profissionais capacitados, promovem na criança o desenvolvimento da
coordenação motora, da atenção, da socialização, da aquisição de regras, da colaboração com
o mundo e com os outros e da capacidade cognitiva e, ainda, que o lúdico não é simplesmente
o ato de brincar, mas sim, uma proposta de prática pedagógica que contribui para o
desenvolvimento da criança, em especial a criança frequentadora de creche, objeto de estudo
desta pesquisa.
Descrição:
SANTOS, R. C dos. O desenvolvimento da criança na creche através do lúdio. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.