Resumo:
O presente artigo é um estudo da releitura em cordel do conto de fadas Chapeuzinho
Vermelho, de Charles Perrault, a partir de uma sequência didática desenvolvida em uma turma
do Ensino Fundamental (séries iniciais). A proposta desenvolvida em sala de aula está
baseada na Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss. O trabalho correspondeu à análise
comparativa entre a obra clássica e o cordel, do escritor pernambucano Manoel Monteiro. O
objetivo com essa atividade foi analisar em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a
recepção do cordel “Chapeuzinho Vermelho”. Para tanto, recorremos às contribuições dos
estudiosos: Pinheiro (2012), Machado (2002), Solé (1998), Kleiman (2002), Girroto e Souza
(2010), dentre outros.
Descrição:
SILVA, E. B. da. Chapeuzinho Vermelho em cordel: uma análise com base na estética da recepção. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.