Resumo:
Este trabalho discute o Sistema de Ciclos e Progressão Continuada
implantado no município de Campina Grande desde 1999. Comumente sao
expressadas reclamacoes e insatisfaçoes, por parte dos professores, relativas
a tal sistemática de ensino. Frente a isso, resolvemos discutir a aceitação do
Sistema de Ciclos e Progressão Continuada na Escola Municipal José Lins do
Rego. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa através de um
questionário semi-estruturado, respondido por professores da referida escola.
Neste trabalho, ancoramo-nos em Demo (1999), Neubauer (1997) e Caldeira
(2000), dentre outros. Diante dos dados analisados conclui-se a partir das
falas das professoras ouvidas que existe uma considerável insatisfação
relacionada ao Sistema de Ciclos e Progressão Continuada. Isto se dá,
principalmente, em virtude da compreensão e aceitação dos professores
relativa à promoção imediata ou automática do aluno para o ano seguinte. Os
professores dizem que este tipo de avaliação não contribui para a
aprendizagem do aluno e, por outro lado, dificulta o trabalho do professor.
Descrição:
OLIVEIRA, A. P. de. Sistema de ciclos e progressão continuada na Escola Municipal José Lins do Rêgo: o olhar de professores. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.