UEPB - Repositório Digital

A prática de leitura com crianças surdas: da reflexão teórica ao discurso docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Reis, Irenita Ferreira dos
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:18:01Z
dc.date.available 2017-08-25T14:18:01Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14115
dc.description REIS, I. F. dos. A prática de leitura com crianças surdas: da reflexão teórica ao discurso docente. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura em língua portuguesa para crianças surdas, traçar um percurso histórico e filosófico sobre a educação dos surdos, pensando o lugar da leitura em língua portuguesa para esse público e, por fim, descrever e examinar o posicionamento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental frente ao trabalho com a leitura em língua portuguesa para crianças surdas. A pesquisa foi dividida em dois momentos: documental e estudo de caso. No primeiro momento, viu-se que conhecer a história da educação do surdo é importante, pois permite ao professor adequar sua prática e desenvolver metodologias que possam atender às necessidades dos surdos. No segundo momento, teve-se como informantes sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima. Utilizou-se um questionário com seis questões abertas e, após o exame das respostas das professoras, viu-se que o ensino de leitura para pessoas surdas passa pelas mesmas etapas que para pessoas ouvintes, mas o surdo só consegue evoluir nessa aprendizagem quando já está alfabetizado na língua de sinais. A dificuldade maior enfrentada pelas professoras é a falta de materiais visuais. Por fim, chegou-se à conclusão de que os professores que trabalham com alunos surdos precisam, além de dominar a língua de sinais e fazer uso dela em sala de aula, conhecer as especificidades dos surdos e desenvolver metodologias de trabalho com leitura em língua portuguesa na perspectiva de ensino de segunda língua. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Christinne Ferreira Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A prática de leitura com crianças surdas: da reflexão teórica ao discurso docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta